terça-feira, junho 08, 2010

Ao Ieong Kei (Inês) - Estudar no Estrangeiro

Estudar no estrangeiro foi das melhores experiências da minha vida. Estou a tornar-me uma cidadã do mundo.
Tornei-me um indivíduo mais independente, disciplinado e responsável e abriu-me a cabeça. Deu-me o mundo. Alargou-me horizontes. Cresci, logicamente, e nem por momentos penso ou pensei enquanto lá estive que desejaria não estar lá ou não ter passado por aquilo.
 É com certeza que a força de vontade, o dinamismo, a autonomia são algumas das características fundamentais que um jovem que pretenda estudar no estrangeiro deve ter. Mais do que sair de casa dos pais, estes estudantes vão sair do seu país, tendo de se integrar e adaptar a um novo país, com uma cultura diferente e hábitos distintos a todos os níveis, desde os horários de organização do dia até à alimentação e a pequenos aspectos do quotidiano e da interacção com os outros, como as fórmulas de cumprimento ou de relacionamento interpessoal. A tudo isto acresce a organização diferente dos estabelecimentos de ensino e dos sistemas de avaliação e ainda a diferença da língua, que pode ser mais conhecida (como o inglês, o português, por exemplo) ou quase desconhecida.
Esta experiência é magnífica e que venham muitas mais.
Desejo-te boa sorte e uma experiência proveitosa.

Ao Ieong Kei

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial