terça-feira, junho 08, 2010

Lorena Sarmiento Romero - Estudar no Estrangeiro

Os aspectos positivos são muitos, por exemplo conseguir integrar-se numa nova sociedade, na sua cultura e costumes, aprender  e estudar numa nova língua, o que é muito  importante para o nosso currículo e claro para nos mesmos, fazer novas amizades, conhecer pessoas  de diferentes países o que nos permite partilhar a cultura, os costumes e conhecer assim um bocado de cada país. O facto de resolver os problemas do dia-a-dia sem a ajuda dos pais ajuda-nos a encarar os problemas de outra forma e valorizar-nos ainda mais
Em relação aos aspectos negativos quando o método de estudo é diferente,  torna-se o estudo mais  difícil, pois estudar numa  língua diferente apesar de ser muito bom, não é fácil.
Igualmente viver  sozinho, longe do nosso país, das nossas famílias e amigos, por vezes é  difícil, sobretudo quando o país fica muito longe, e não é possível viajar no Natal por exemplo.
Esta nova  experiência de morar no estrangeiro tem sido óptima, tenho conhecido muitos países: Portugal, Itália, Bélgica,  Holanda e cidades que ainda não conhecia da Espanha como Madrid e Barcelona… outra coisa muito gira é o facto de partilhar costumes,  histórias, experiências com pessoas de toda a  Europa.
A nova experiência de viver sozinha e resolver a dificuldades por ti mesma não é fácil, mas tem sido possível conhecer-me muito melhor e valorizar-me  ainda mais.
Como  uma Erasmus um pouco diferente dos restantes... tenho tido que estudar mais do que na Colômbia, porque o método de estudo é completamente diferente, é muito teórico, na Colômbia é muito mais pratico.
Sei  então que  ao voltar  para a Colômbia  vou ver o mundo duma forma diferente,  vou encarar os problemas duma forma distinta. Vou ser outra pessoa diferente da pessoa que foi embora.
E assim como os aspectos positivos são muito mais do que os aspectos negativos e no final a experiência Erasmus acaba por ser uma das melhores experiências da minha vida, o tempo passa tão rapidamente que gostaria imenso de ter novamente a maravilhosa oportunidade de voltar para Portugal e, se calhar, trabalhar e morar aqui.

                                                                                                            Lorena Sarmiento Romero

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial